• Início
  • Blog
  • Espermogramas normais mas com alteração nos índices de fragmentação espermática: há 11 anos já se publicava isso

Espermogramas normais mas com alteração nos índices de fragmentação espermática: há 11 anos já se publicava isso

Destes, 19% apresentavam indice de fragmentação de DNA ( IFDNA ) superior a 30%, ou seja, alterados. Sabe-se hoje que os IFDNA estão associados com o dobro do risco de aborto, pior qualidade embrionária e maior tempo para gestação natural. Na época a conclusão do estudo, publicado em 2007 na Reprodu. Clim, 22 - 74 -78, a análise seminal convencional sem o complemento do teste da estrutura da cromatina espermática tem sua utilidade limitada. A tendência atual é que ambos sejam realizados na investigação da fertilidade masculina, seja em contexto fora de reproduçnao assistida ou no cenário da fertilização in vitro.

Agora em 2018 o grupo do Fleury em SP levantou 79 pacientes com espermograma normal e com 8% deles com IFDNA alterado, indice menor que o publicado por Ricardo em 2007 mas também de extrema relevância.

A mensagem é que muito em breve todos os casais em investigação de infertilidade terão os exames combinados, ou seja, o espermograma nao devera ser analisado separadamente dos IFDNA.

Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conrado@conradoalvarenga.com.br