• Início
  • Blog
  • Recuperação do eixo hormonal e fértil após o abuso de anabólicos: protocolos da clinica Conrado Alvarenga M.D.

Recuperação do eixo hormonal e fértil após o abuso de anabólicos: protocolos da clinica Conrado Alvarenga M.D.

Após década de 80, o uso de esteróides deixou o mundo apenas dos bodybuilders e levantadores de peso, para se espalhar no mundo dos não atletas ou dos que fazem exercícios apenas recreativos, com fins mais estéticos que competitivos. Paralelo a esta tendência de uso, começaram a surgir os casos de hipogonadismo, infertilidade e depressão após o abuso de esteroide. Acne e outros efeitos colaterais menores são facilmente tratáveis mas os efeitos maiores muitas vezes não, com o risco inclusive de irreversibilidade. Neste casos percebemos ser muito comum que o homem não tenha sido avisado ou notificado dos possíveis efeitos negativos.

O mecanismo de lesão testicular é simples: o uso exógeno suprime a produção natural de LH e FSH, hormônios fundamentais para o funcionamento adequado das células de Leydig e Sertoli. Com isso temos queda na testosterona intra testicular e na produção de espermatozoides.

Estudo dinamarquês de 2016 mostrava ja efeitos prolongados do abuso, com relatos de ate 2 anos e meio com LH suprimido e testosterona persistentemente baixa após o cessar do uso de anabólicos - Rasmussen JJ, Selmer C, Ostergren PB, et al. Former abusers of anabolic androgenic steroids exhibit decreased testosterone levels and hypogonadal symptoms years after cessation: a case – control study. PLoS One 2016.

Manejo clinico do abuso e como recuperar o eixo?

A quase totalidade de medicamentos utilizados para recuperar o eixo hormonal masculino é off label. Os mais conhecidos são os da classe do clomifeno, tamoxifeno. Mas os recombinantes e mais modernos são da classe de gonadotrofinas: como o ovidrel e gonal. Agora temos também o recente Rekovelle – outra gonadotrofina recombinante para uso em reproducao humana. Cada paciente demandará um esquema de doses, desde medicações mais simples como clomifeno e anastrozol como até gonadotrofinas recombinantes para os casos mais graves ou nos casos onde buscamos recuperação da espermatogênese. Sempre o foco da recuperação de eixo é: restaurar a produção endogena de testosterona, tratar os efeitos colaterais dos ciclos anabolicos, manter a producao endogena apos o término da intervenção e restaurar ou recuperar parcialmente a producao de espermatozoides. 

Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conrado@conradoalvarenga.com.br