Idade paterna avançada e riscos para os filhos
O efeito da idade paterna na qualidade do sêmen e na função reprodutiva é controverso por várias razões. Primeiro, não há uma definição universal para o envelhecimento paterno avançado. Em segundo lugar, a literatura está repleta de estudos com resultados conflitantes, especialmente para os parâmetros mais comuns testados.
O avanço da idade paterna também tem sido associado ao aumento do risco de doenças genéticas. Esta revisão exaustiva da literatura demonstrou efeitos negativos sobre a qualidade do esperma e funções testiculares com o aumento da idade paterna. Alterações epigenéticas, mutações no DNA e aneuploidias cromossômicas têm sido associadas ao aumento da idade paterna.
Além do aumento do risco de infertilidade masculina, a idade paterna também tem demonstrado afetar os resultados reprodutivos e de fertilidade, incluindo uma diminuição na taxa de sucesso de fertilização in vitro / ICSI e aumento da taxa de nascimento prematuro. O aumento da idade paterna tem demonstrado aumentar a incidência de diferentes tipos de distúrbios, como autismo, esquizofrenia, distúrbios bipolares e leucemia infantil na progênie.
É, portanto, essencial orientar os casais inférteis sobre as associações entre o aumento da idade paterna e distúrbios crescentes em seus filhos, para melhor aconselhá-los durante seus anos reprodutivos. #paternalage #advancedpaternalage
#autismo #doencasgeneticas #epigenetica #maleinfertility @clevelandclinic @californiacryobankbrasil @labforlife.br @labmedicinamasculina