Skip to main content

Fatores ambientais e estilo de vida podem afetar a qualidade do esperma

Recentemente um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Linköping na Suécia foi publicado na revista PLOS Biology. Foram avaliados a qualidade do esperma e de outros indicadores de saúde de 15 homens saudáveis, não fumantes no início do estudo, após a primeira semana (durante consumo de uma dieta saudável) e após a segunda semana (quando os participantes também consumiram grandes quantidades de açúcar com o objetivo de aumentar o peso em 1,5 kg). Os pesquisadores observaram aumento da mobilidade espermática em todos os participantes do estudo após uma semana de dieta saudável. Fonte: https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.3000559

Algumas recomendações

  • Controle a circunferência abdominal
  • Tente incluir no seu prato alimentos de cores laranja, vermelha e verde-escuro: em geral, alimentos com essas colorações são ricos em betacaroteno, licopeno, vitamina C e antioxidantes, cenoura, abóbora, laranja, rúcula, espinafre, tomate, frutas vermelhas, castanhas, nozes, são bons exemplos.
  • Alimentos integrais: arroz integral, aveia são ricos em zinco, nutriente importante para a espermatogênese. Além disso, ostras, peixes, algas são ricos nesse nutriente.
  • Atenção ao tipo de carne e processados: As carnes vermelhas, sobretudo, de corte gordo, são ricas em gorduras do tipo saturadas. Invista em carnes brancas como peixes e aves, ovos, feijões como fontes de proteínas.