• Início
  • Blog
  • Fatores ambientais e estilo de vida podem afetar a qualidade do esperma

Fatores ambientais e estilo de vida podem afetar a qualidade do esperma

Recentemente um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Linköping na Suécia foi publicado na revista PLOS Biology. Foram avaliados a qualidade do esperma e de outros indicadores de saúde de 15 homens saudáveis, não fumantes no início do estudo, após a primeira semana (durante consumo de uma dieta saudável) e após a segunda semana (quando os participantes também consumiram grandes quantidades de açúcar com o objetivo de aumentar o peso em 1,5 kg). Os pesquisadores observaram aumento da mobilidade espermática em todos os participantes do estudo após uma semana de dieta saudável. Fonte: https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.3000559

Algumas recomendações

  • Controle a circunferência abdominal
  • Tente incluir no seu prato alimentos de cores laranja, vermelha e verde-escuro: em geral, alimentos com essas colorações são ricos em betacaroteno, licopeno, vitamina C e antioxidantes, cenoura, abóbora, laranja, rúcula, espinafre, tomate, frutas vermelhas, castanhas, nozes, são bons exemplos.
  • Alimentos integrais: arroz integral, aveia são ricos em zinco, nutriente importante para a espermatogênese. Além disso, ostras, peixes, algas são ricos nesse nutriente.
  • Atenção ao tipo de carne e processados: As carnes vermelhas, sobretudo, de corte gordo, são ricas em gorduras do tipo saturadas. Invista em carnes brancas como peixes e aves, ovos, feijões como fontes de proteínas.

Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conradoalvarenga@alumni.usp.br