Varicocele e as chances de gravidez natural

A varicocele é a dilatação das veias do testículo, muito semelhante às varizes nas pernas. Ela acontece porque há uma insuficiência das veias de drenagem dos testículos que leva a um represamento sanguíneo e a uma dilatação venosa.

Apesar de ser a causa mais frequente da infertilidade masculina, nem todo homem com varicocele é infértil.

Há dois motivos que levam homens a descobrir a varicocele: o primeiro é desconforto, dor ou diminuição dos testículos. Ou segundo, é quando o casal tenta engravidar e não consegue.

Neste segundo caso, realizamos pelo menos dois espermogramas para avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos. E é muito comum encontrarmos alterações.

Para ambos os casos a indicação de tratamento é cirúrgica e chance de recuperarmos a fertilidade é muito alta. Em um estudo com 373 homens submetidos à correção da varicocele, 59,2% dos homens passaram a ter indicação de gravidez em casa após a cirurgia.

Então respondendo à pergunta do post: sim, na maioria dos casos é possível engravidar naturalmente. Mas caso você não consiga, tratar a varicocele é importante pois também aumenta as taxas de sucesso na inseminação intrauterina e na fertilização in vitro.

Tem mais sobre varicocele aqui neste link.


Artigos mais lidos

Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conradoalvarenga@alumni.usp.br