Exercício aumenta a contagem de espermatozoides
Olha que interessante, o aumento na quantidade de espermatozoides começou a diminuir dentro de um mês se os homens parassem de treinar. Ou seja, a mudança tem que ser no estilo de vida.
Tem um outro fator que também conta muito e já falei várias vezes aqui: obesidade. A prática de exercícios diminuiu a quantidade de gordura corporal nestes homens, o que também pode ter ajudado a melhorar a quantidade e a qualidade do esperma.
Gostei muito de uma frase do pesquisador principal do estudo onde ele diz que “nossos resultados mostram que fazer exercícios pode ser uma estratégia simples, barata e eficaz para melhorar a qualidade do esperma em homens sedentários.”
Para nós, médicos, fica mais uma vez nítida a importância da visão 360º sobre nossos pacientes e de incentivarmos que eles adotem um estilo de vida saudável que vai além dos tratamentos medicamentosos, reposição, cirurgia etc.
Se você ainda não tem uma rotina de exercícios, encontre algo que goste e que te faça bem. Eu encontrei o pedal e não vivo mais sem.