Importância da vitamina E para a eficácia dos espermatozoides
Não é raro que homens consigam recuperar a sua fertilidade apenar com pequenas mudanças no estilo de vida, como alimentação, prática regular de exercícios, qualidade do sono e abandono de hábitos como fumar ou consumir álcool em excesso.
Falando sobre a alimentação, nutrientes como o zinco, o ômega 3 e as vitaminas C e E exercem importantes papéis na formação e na atuação dos espermatozoides.
A vitamina E, por exemplo, atua na proteção e na eficácia das células reprodutoras, ou seja, pode proteger contra mutações nos espermatozoides e auxiliar na produção de hormônios importantes para a fertilidade masculina, além de ser um importante antioxidante.
A carência de vitamina E, encontrada no amendoim, no brócolis, em nozes e no óleo de girassol, pode levar à degeneração dos testículos e, consequentemente, na supressão da fertilidade.
Por este motivo eu sempre reforço aqui a importância de um olhar atento aos seus hábitos de vida na investigação da infertilidade e o quanto as pequenas mudanças (como incluir mais vitamina E na sua dieta) podem tornar suas células reprodutoras mais eficazes.