Skip to main content

7 efeitos da testosterona no seu corpo

A testosterona é o mais importante hormônio masculino. Este único hormônio comanda quase tudo nos homens, desde o sistema reprodutivo e a sexualidade até a massa muscular e densidade óssea, além de desempenhar um papel importante na saúde mental, como falamos neste vídeo.

Mas alguns dos efeitos da testosterona no corpo do homem são poucos conhecidos, como por exemplo:

  1. Sistema reprodutivo: antes mesmo de um menino nascer, a testosterona já atua para formar os órgãos genitais masculinos. Durante a puberdade, ela é responsável pelo desenvolvimento de atributos masculinos, como voz mais grave, barba e pelos corporais.
  2. Sexualidade: um homem com baixos níveis de testosterona pode perceber diminuição no desejo, assim como a estimulação sexual e a atividade sexual fazem com que os níveis de testosterona subam. ?
  3. Sistema nervoso central: a testosterona desempenha um papel relevante em certos comportamentos, como agressão e força, além de estimular a competitividade e aumentar a autoestima.
  4. Ainda no SNC, a falta de testosterona pode diminuir a sua capacidade de concentração, causar tristeza, distúrbios do sono e falta de energia.
  5. Pele e cabelo: é a testosterona que estimula o crescimento de pelos no rosto, nas axilas, nos órgãos genitais, braços, pernas e tórax.
  6. Ossos: além de aumentar a densidade óssea, a testo é quem comunica à medula óssea para fabricar glóbulos vermelhos. Aliás, sabia que homens com níveis muito baixos de testosterona têm maior probabilidade de sofrer fraturas ósseas?
  7. Gordura e músculo: estar com níveis adequados e equilibrados de testo é importante para a metabolização da gordura, pois ela ajuda homens a queimar gordura com mais eficiência, além de ser um dos muitos fatores envolvidos no desenvolvimento do volume e da força muscular.

Baixos níveis de testosterona (hipogonadismo) podem ser muitos preocupantes e as causas devem ser investigadas. Mudanças no estilo de vida e o acompanhamento de um bom médico são suficientes para o tratamento na maior parte das vezes.

Cuide-se!