• Início
  • Blog
  • SARMs: qual o motivo da Resolução 791/2021 da ANVISA

SARMs: qual o motivo da Resolução 791/2021 da ANVISA

Quem me acompanha há mais tempo, deve lembrar que falo desde 2019 sobre os riscos dos ABUSOS E DOSES ALTAS de drogas como cardarine, ostarine, ligandrol: os chamados SARMs - Moduladores Seletivos de Receptores Androgênicos, que ganharam notoriedade no mundo dos esportes, principalmente com o crescimento da prática de crossfit e de uma medicina perigosa e travestida de bem-estar.

Foram diversos posts e vídeos comentando seus riscos, como inibição do eixo, hipertrofia muscular cardíaca, eventos de tromboembolismo, aromatização excessiva, infertilidade, entre muitos outros - TUDO ISSO NOS CASOS COM USO INDISCRIMINADO E COM DOSES ELEVADAS.

Pois bem! A notícia da semana é que finalmente a ANVISA finalmente proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação, a manipulação, a propaganda e o uso desses produtos, além de determinar sua apreensão e inutilização. A medida inclui também fórmulas manipuladas com o objetivo de proteger a saúde da população.

Temos estudos de Fase I e II interessantes sobre o uso destas drogas e acredito que mais para frente poderemos discutir o seu uso moderado e com finalidades terapêuticas, mas enquanto não temos inúmeros estudos de fase III, continuo afirmando que nenhuma dose é segura.

 


Artigos mais lidos

Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conradoalvarenga@alumni.usp.br