SARMs: qual o motivo da Resolução 791/2021 da ANVISA
Quem me acompanha há mais tempo, deve lembrar que falo desde 2019 sobre os riscos dos ABUSOS E DOSES ALTAS de drogas como cardarine, ostarine, ligandrol: os chamados SARMs - Moduladores Seletivos de Receptores Androgênicos, que ganharam notoriedade no mundo dos esportes, principalmente com o crescimento da prática de crossfit e de uma medicina perigosa e travestida de bem-estar.
Foram diversos posts e vídeos comentando seus riscos, como inibição do eixo, hipertrofia muscular cardíaca, eventos de tromboembolismo, aromatização excessiva, infertilidade, entre muitos outros - TUDO ISSO NOS CASOS COM USO INDISCRIMINADO E COM DOSES ELEVADAS.
Pois bem! A notícia da semana é que finalmente a ANVISA finalmente proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação, a manipulação, a propaganda e o uso desses produtos, além de determinar sua apreensão e inutilização. A medida inclui também fórmulas manipuladas com o objetivo de proteger a saúde da população.
Temos estudos de Fase I e II interessantes sobre o uso destas drogas e acredito que mais para frente poderemos discutir o seu uso moderado e com finalidades terapêuticas, mas enquanto não temos inúmeros estudos de fase III, continuo afirmando que nenhuma dose é segura.