Reposição hormonal para homens jovens que querem ter filhos
Nós falamos poucos sobre reposição hormonal em homens jovens que querem ter filhos. Normalmente a discussão do tema é dedicada à recuperação do eixo pós uso de anabólicos ou à queda da testosterona trazida pela idade.
Precisamos tomar muito cuidado em fazer uma reposição hormonal adequada nestes homens com atenção especial ao equilíbrio entre níveis de testosterona que favorecem a produção de espermatozoides e hormônios produzidos pelo cérebro, o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH) que regulam tanto a produção da testosterona quando a produção de espermatozoides.
A avaliação equivocada da situação pode levar a danos sérios, até irreversíveis.
Com meus pacientes, o caminho que percorremos muitas vezes é longo, mas buscamos o campo seguro. Uma série de avaliações hormonais deve ser realizada: testosterona, LH, FSH, estradiol, entre outras avaliações que me permitem realizar um diagnóstico preciso e instituir um tratamento que impeça a piora dos parâmetros de fertilidade e aumente a qualidade de vida do paciente.
É claro que uma boa parte deste tratamento também consiste em melhorar na qualidade de vida dos pacientes hipogonádicos: alimentação, sono, atividade física etc. E é exatamente por isso que o tratamento do hipogonadismo em homens com infertilidade deve ser realizado por médicos com experiência tanto na parte hormonal quanto fértil.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre este assunto tão importante.