Disfunção erétil: estresse e ansiedade
As causas da disfunção são diversas: pressão alta, diabetes, doenças vasculares, cirurgias de bexiga ou órgãos genitais, lesões ou doenças de nervos, problemas hormonais, depressão e até alguns medicamentos.
Pela prática clínica posso garantir que o estresse e a ansiedade são causadores de cerca de 70% dos casos de disfunção erétil em homens. Algumas vezes é a ansiedade causada no próprio ato, como o medo de falhar ou de ejacular muito rápido, de não dar prazer à parceira. Mas muitas vezes este estresse é causado por outros problemas como finanças, trabalho etc.
Há tratamento clínico e medicamentoso para a disfunção erétil, mas é importante sempre tratarmos a raiz do problema. Por isso, sempre recomendo aos meus pacientes que busquem um estilo de vida mais saudável, pratiquem exercícios, tenham um hobby, façam terapia, desenvolvam sua espiritualidade. Enfim, práticas que podem ajudá-los a sentir-se mais relaxados.
Além disso, a diminuição do estresse traz benefícios incalculáveis para a nossa saúde e que vão muito além da função sexual.