Check up do homem

Entre os 50 e 60 anos, chega uma outra fase da vida do homem, conhecida como andropausa, mas hoje denominada DAEM (Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino), que também é acompanhada pelo urologista e passa a exigir também o checkup hormonal do homem.

Como sei se estou fazendo todos os exames necessários?

O checkup do homem envolve exames que analisam: hormônios, sangue (incluindo PSA), urina e ultrassonografia no trato urinário por completo, que inclui rins, bexiga e próstata. Além dos exames laboratoriais, em consulta com o médico, realizamos o exame físico e o exame de toque, impreterivelmente.

E a colonoscopia???

Sempre peço para aqueles com mais de 50 anos. A não ser, claro, nos casos de histórico familiar de câncer de cólon, que pede acompanhamento a partir dos 45 anos.

Tanto os exames quanto a conversa aberta com o seu urologista são importantes para uma análise completa da sua saúde urinária e sexual. E o mais importante: não tenha vergonha de se abrir com o seu médico, pois a medicina está aí para melhorar a sua qualidade de vida e trazer mais longevidade.


Artigos mais lidos

Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conradoalvarenga@alumni.usp.br