Anormalidades Cromossômicas

Anormalidades no cromossomo Y, por exemplo, como microdeleções, são as maiores responsáveis pelos casos de azoospermia e oligospermia grave. Portanto, realizar a busca de possíveis anormalidades genéticas faz parte da investigação das causas de infertilidade em homens.

Há diversos tipos de alteração genética que podem levar à infertilidade masculina:

Aneuploidias: número incorreto de cromossomos. Formam o grupo mais frequente de alterações cromossômicas em homens inférteis. Sabe-se que homens azoospérmicos apresentam elevada incidência de aneuploidias, especialmente em seus cromossomos sexuais. A síndrome de Klinefelter é a mais comum alteração cromossômica causada por aneuploidia e tem prevalência que alcança 5% nos homens com oligospermia grave e chega a 15% em azoospérmicos.

Cromossomo Y: compõe importantíssima área de interesse no estudo da infertilidade masculina, por conter muitos dos genes cruciais para a espermatogênese e desenvolvimento das gônadas masculinas. As microdeleções no cromossomo Y são frequente causa de infertilidade masculina. A prevalência de microdeleções no cromossomo Y de homens oligospérmicos graves gira em torno de 5% e já em azoospérmicos pode alcançar 10 a 15%.

Mutações Autossômicas e Polimorfismos: muitos genes autossômicos vêm sendo investigados como possíveis fatores promotores de infertilidade masculina. Dentre os principais genes autossômicos envolvidos temos o CFTR, localizado no cromossomo 7 e mutado em 60 a 90% dos pacientes portadores de agenesia congênita deferencial bilateral, que leva a quadro de azoospermia obstrutiva. Também pode acometer os genes SHBG, localizado no cromossomo 17, no FSH (FSHR), localizado no cromossomo 2 e nos ESR1 e ESR2, localizados nos cromossomos 6 e 14 respectivamente.

Artigos mais lidos

Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conradoalvarenga@alumni.usp.br