Morfologia de Kruger
A morfologia espermática é um parâmetro que usamos para a avaliação dos espermatozoides no sêmen e compreende uma análise detalhada da estrutura dos gametas. Nesta análise, avaliamos a cabeça, a peça intermediária e a cauda dos espermatozoides de acordo com critérios definidos pela OMS, Organização Mundial da Saúde.
E o que é a morfologia de Kruger? Primeiro, precisamos esclarecer que a famosa morfologia de Kruger não é um número, e sim um método de análise. É um método onde é possível classificar os espermatozoides em normal e anormal, além de identificar a localização das alterações, que podem ser: defeito de peça intermediária, cauda enrolada, alterações no tamanho e formato da cabeça, presença de vacúolos, entre outros.
Embora homens com morfologia alterada possam ser pais, também há muita relação entre as alterações morfológicas do espermatozoide e a infertilidade masculina. A morfologia alterada não é um diagnóstico e sim um sintoma que deve dar início a uma investigação aprofundada.
Quer saber mais? Tem uma explicação bem completa aqui.