Avaliando amostras seminais com baixa concentração de espermatozóides
Nos últimos anos, estudos de diversos países, inclusive o Brasil, concluíram que a qualidade e quantidade dos espermatozóides no sêmen dos homens estão diminuindo gradativamente. Essa diminuição de espermatozóides no líquido seminal é chamada de oligospermia e esse diagnóstico é baseado na história clínica e na avaliação laboratorial microscópica do sêmen.
A quantidade de espermatozóides no líquido seminal (concentração espermática), motilidade (capacidade de movimentação do espermatozóide) e a morfologia (forma do gameta) são parâmetros fundamentais na avaliação da qualidade do sêmen.
E o que o laboratório pode fazer por uma amostra de sêmen?
Em amostras seminais com baixa concentração de espermatozóides, é de extrema importância uma análise minuciosa do líquido seminal enfatizando concentração, motilidade e morfologia. As técnicas laboratoriais em amostras de sêmen devem ser realizadas de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde.
Não é difícil nos depararmos com resultados de espermograma deficientes de informação. Isso acontece porque os alguns laboratórios não possuem uma padronização das técnicas de análise seminal. Para o médico é fundamental saber a quantidade em números de espermatozóides mesmo que só encontrados após uma centrifugação, pois pode fornecer dados importantes sobre a espermatogênese do aparelho reprodutor masculino.
No Lab Medicina Masculina realizamos a análise e leitura da concentração de espermatozóides em câmara de Makler® com uma alíquota de 5µL da amostra.
A câmara de Makler® possui um quadrante no centro que é dividido internamente em 100 quadrados. Conta-se a quantidade de espermatozoides que estão dentro desse campo para liberar um resultado concentração/mL.
Quando não encontramos espermatozóides dentro do quadrante de contagem, procuramos em outras áreas da Makler®. Dessa forma, não é possível quantificar os espermatozóides em concentração/mL, porém sabe-se que existem espermatozóides na amostra, só que em quantidade muito baixa.
No Lab Medicina Masculina, tratamos isso de maneira particular, com cuidado, competência e atenção na análise e contagem dos espermatozóides.