• Início
  • Blog
  • Importância de realizar o exame “Índice de Fragmentação do DNA Espermático” como exame complementar ao Espermograma

Importância de realizar o exame “Índice de Fragmentação do DNA Espermático” como exame complementar ao Espermograma

Hoje em dia é muito comum ouvir falar em casais que não conseguem engravidar pelas mais diversas causas. É sabido que em 40% desses casos, os fatores são masculinos. Porém, nem sempre só o exame de espermograma completo conseguirá desvendar o problema. Existem casos de pacientes com concentrações razoavelmente boas de espermatozoides móveis, vitalidade e morfologia normais, porém, ainda assim, com insucesso gestacional. É aí que entram os exames complementares, como por exemplo o exame específico que avalia o índice de espermatozoides com DNA fragmentado.

Esse exame vem sendo o principal exame complementar ao espermograma completo, pois diversos estudos já comprovaram que altos índices de espermatozoides com DNA fragmentado (acima de 30%) podem estar ligados diretamente com as baixas taxas de fertilização, aumento das taxas de aborto e comprometimento nas taxas de implantação do embrião no útero.

Mas o que pode causar a fragmentação do DNA espermático?

Hábitos não saudáveis como o fumo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de drogas e o sedentarismo estão ligados à integridade do dna espermático, bem como obesidade, a exposição a poluentes nocivos, o uso de algumas medicações, agentes quimioterápicos, processos inflamatórios, febre alta, doenças como a varicocele, tudo isso pode aumentar as taxas de espermatozoides com DNA fragmentado e ocasionar insucesso gestacional.

Para pacientes que obtiverem altos índices de DNA espermático fragmentados, uma boa notícia: o uso de antioxidantes como a vitamina C e a vitamina E são ótimos aliados para reduzirem essa porcentagem.

Assim, nota-se a grande importância desse exame como adjuvante ao espermograma completo e espera-se que cada vez mais seja comum esse exame ser solicitado, a fim de ampliar a investigação da infertilidade e reduzir os problemas envolvidos na fertilização.


Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conrado@conradoalvarenga.com.br