• Início
  • Especialidades
  • Infertilidade masculina

Infertilidade Masculina

img conrado alvarenga urologia infertilidade masculina 01

Quando o casal apresenta dificuldade para ter um filho, geralmente o problema está no homem ou na mulher?

Muitos casais passam por momentos difíceis quando tentam engravidar e a gestação não acontece. Neste momento é muito comum tentarem encontrar um culpado ou alguém responsável por aquele sofrimento. Muito frequentemente as mulheres se sentem como as únicas responsáveis pela dificuldade em ter um filho, mas o que muitos não sabem é que aqui no Brasil e pelo mundo, as taxas de infertilidade masculina e feminina são muito parecidas, ou seja, quando o casal não consegue engravidar, o problema está em 40% das vezes no homem e em 40% das vezes na esposa. Em 20% dos casos há problema em ambos.

Fertilidade Masculina vem caindo no mundo?

Sim, parece que sim, abaixo temos um gráfico ( Fonte: Revista Veja – entrevista em 2013) revelando queda expressiva na concentração de espermatozóides no mundo, Brasil, França, Finlândia e Espanha como exemplos. http://veja.abril.com.br/noticia/saude/por-que-os-homens-tem-cada-vez-menos-espermatozoides/

info queda da fertilidade

E quais são os problemas mais comuns no homem que dificultam a gravidez?

O problema mais comum no homem que pode levá-lo a infertilidade é a varicocele, como bem foi explicada em outro link do site. O perigo é que muitos homens não apresentam sintoma algum da varicocele em suas bolsas testiculares e quando procuram ajuda especializada já apresentam infertilidade. Outra causa comum são os homens que tiveram caxumba e que a doença teve acometimento testicular. Principalmente quando a caxumba ocorreu em meninos mais velhos, após a infância. Nos casos também onde o menino nasce com um ou os dois testiculos fora da bolsa, conhecido como criptorquidia, há risco para desenvolvimento de infertilidade quando adulto, principalmente quando estes testículos não são fixados no local adequado até certa idade. Homens acima do peso, fumantes, ou ex-usuários de anabolizantes também constitutem grupo de risco para infertilidade.

Quando desconfiar de infertilidade masculina?

Muito frequentemente a mulher é a primeira a procurar ajuda quando o casal apresenta dificuldade para ter o primeiro filho. Desta forma ela é quase sempre a primeira a ser investigada e quando o ginecologista consegue excluir problemas evidentes, encaminha este casal para avaliação do homem, para que o urologista possa proceder com a investigação adequada. Homens que tiveram caxumba, que nasceram com um testiculo apenas na bolsa, que sofreram trauma ou torção de testiculos, que foram ex usuários de drogas ou que receberam quimioterapia ao longo da vida são homens com maior chance de apresentar infertilidade e para estes a atenção do urologista e ginecologista deve ser redobrada.

Estes problemas têm tratamento?

Sim, muitos dos problemas de infertilidade no homem podem ser tradados. Além disso, muitos homens com infertilidade apresentam doenças silenciosas por trás do quadro de infertilidade e estas doenças devem ser diagnosticadas e tratadas. Hoje existem muitos tratamentos para a captação de espermatozóides em homens infertéis e além disso instrumentos clínicos para melhora da qualidade dos espermatozóides no espermograma.

O que o homem pode fazer para ajudar a melhorar sua infertilidade?

Sem dúvida alguma uma vida saudável é a melhor recomendação que podemos dar para um homem que vem sofrendo de infertilidade. Cessar o tabagismo, evitar o sobrepeso e se necessário perder peso, evitar qualquer tipo de droga, inclusive o álcool, alimentar-se adequadamente e até a reposição alimentar com anti-oxidantes e vitaminas especificos prescritos por um urologista especializado, em especial a Vitamina C, o ácido fólico, o Omega-3 e a vitamina E, não se esquecendo que sempre por periodo porlongado.

Porque é tão importante um urologista especializado em infertilidade masculina?

A infertilidade masculina é um campo muito especifico e isolado do restante da urologia geral. O urologista que lida com homens inférteis precisa entender muito de endocrinologia clinica, do metabolismo dos hormonios e de técnicas de micro-cirurgia. As técnicas de captação de espermatozóides são na maioria das vezes associadas ao uso de micro-cirurgia e isto requer formação e treinamento bastante especializados. A infertilidade masculina é muita dura para o homem e tal situação requer sempre apoio moral e psicológico, por parte de seu urologista. Mesmo quando a gravidez deverá ser através da reprodução assistida e que se obtenha sucesso neste caminho, o casal conviverá com as angústias e sofrimentos desta fase, mesmo que o final seja feliz.

Dr. Conrado Alvarenga
Urologista
HC FMUSP

Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conrado@conradoalvarenga.com.br