• Sobre o Dr. Conrado Alvarenga

    Sobre o Dr. Conrado Alvarenga

Dr. Conrado Alvarenga

Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Após o término de sua formação universitária, especializou-se em Cirurgia Geral e Trauma pelo Hospital das Clinicas da USP e logo em seguida em Urologia pela Divisão de Urologia da USP-SP, tendo permanecido na Divisão como Médico Colaborador até hoje, participando de atividades assistenciais, pesquisa científica e na formação de novos alunos e residentes médicos da instituição.

Currículo

2009

Esteve como Observership na Harvard Medical School, no Hospital Childrens Hospital, em Boston EUA, sob supervisão do Prof Hyep T. Nguyen, referência mundial em cirurgia robótica.

2010

Esteve como Observership na Cornell University, no Presbiterian Hospital de Nova Iorque, sob supervisão do Prof. Peter Schlegel, referência mundial em andrologia e infertilidade masculina, já com enfoque neste campo específico da urologia, seus principais tratamentos e especialmente em modernas técnicas de captação de espermatozóides em homens inférteis, para sua utilizacão em Reprodução Assistida.

2012

Esteve em Sevilha, Espanha, no Hospital Virgen del Rocio de Sevilha, no encontro anual do European Multidisciplinary Committee for Sexual Medicine, no debate sobre controvérsias em andrologia e medicina sexual.

2013

É co-autor do trabalho: Impact of body mass index, age and varicocele on reproductive hormone profile in elderly men, aprovado para apresentação no Congresso Americano de Urologia, AUA, no San Diego Convention Center, EUA. Trabalho desenvolvido durante a campanha de próstata no Hospital das Clinicas da FMUSP. Esteve no curso de criopreservação de espermatozóides da Sociedade Européia de Reprodução Assistida, em Londres – UK

2014

Torna-se CEO do Laboratório LAB Medicina Masculina, em São Paulo, cujas principais missões são: preservação da fertilidade masculina e a realização de testes seminais complexos e específicos. No mesmo ano de 2014 esteve em Munique, no curso de Andrologia da ESHRE, durante o congresso Europeu de Reprodução Assistida.

Torna-se professor colaborador do curso anual do GERA – Instituto de Ensino e Pesquisa em Medicina Reprodutiva – São Paulo.

É autor do trabalho “Association of vitamin D status, diabetes type 2 and hypogonadism in men with erectile dysfunction”, apresentado no 16th World Meeting on Sexual Medicine, congresso mundial de Medicina Sexual e Andrologia.

2015

Funda, junto aos acadêmicos Bruno Morato e Matheus Finardi da Faculdade de Medicina da USP, o MED TALKs, evento anual que engloba Medicina e Empreendedorismo, realizado na FMUSP-SP.

Neste mesmo ano torna-se colunista mensal da área de saúde do maior portal de saúde do Brasil: saudebusiness.com (http://saudebusiness.com/blogs/business-na-reproducao-humana), com publicações mensais na área de análise de tendências do mercado da reprodução humana mundial e nacional.

Torna-se consultor da multinacional americana Cognolink, a primary research partner that connects investors and businesses to critical intelligence. With five offices across three continents, our team of research professionals understands the nuances of each market and is ready to respond 24 hours a day.

Esteve na ASRM (The American Society For Reproductive Medicine) 2015, em Baltimore EUA, para realização dos cursos: 1- Interprofessional Approach to Counsel and to Optimize Treatment Outcomes in Couples with Recurrent Intracytoplasmic Sperm Injection Failure and Poor Sperm Quality – focado para homens com infertilidade grave and 2- Interprofessional Course: Clinical Genetics For the Infertile Male: The Present and the Future, focado em genética da infertilidade masculina.

Foi Co-Autor dos trabalhos:

  1. Resultados do Doppler peniano de pacientes com disfunção erétil em um hospital terciário de grande volume- 2015. Autores: Thobias Nóbrega de Oliveira, Giuliano Betoni Guglielmetti, Conrado Alvarenga, Osmar de Cássio Saito, Maria Cristina Chammas, José Cury.
  2. Deslizamento da túnica albugínea com transecção dos corpos cavernoso e colocação prótese peniana sem enxerto no tratamento de fibrose corporal – 2015. Autores: Bruno Nascimento, Eduardo Miranda, Conrado Alvarenga, Renato Fidelis, Giuliano Guglielmetti , José Cury.
  3. Melhora do padrão miccional em pacientes incontinentes submetidos a implante de prótese peniana por disfunção erétil após prostatectomia radical – 2015 Autores: Batista-junior, F. F. A.; Alvarenga C; Carvalho, P. A ; Cury, J.; Bruschini, H.
  4. Alterações do perfil hormonal e qualidade de vida sexual após cirurgia bariátrica – 2015. Autores: Fazoli, AJC; Guglielmetti, GB; Simoes, WM; Alvarenga, C; Srougi, M; Cury, J.
  5. Implante de prótese peniana em transplantados renais: Série de casos retrospectivos – 2015. Autores: Renato Fidelis, Giuliano G, Conrado A., José Cury, Miguel Srougi, William Nahas.
  6. Perfil de pacientes que evoluem com extrusão de prótese peniana semi-rígida – 2015. Autores: Renato Fidelis, Giuliano G, Conrado A., José Cury, Miguel Srougi, William Nahas.
  7. O papel da ultrassonografia doppler com fármaco-indução antes da correção cirúrgica da doença de Peyronie: avaliação precisa e objetiva da função erétil e curvatura peniana – 2015. Autores: Felipe Carneiro, Giuliano B, Conrado A, Jose Cury, Maria Cristina Chamas. Apresentados no Congresso Brasileiro de Urologia, pertencentes a divisão de Urologia da USP.
  8. Duplex Doppler Ultrasound (DDUS) With Intracavernous Vasoactive Drugs (IVD) In Evaluation of Erectile Dysfunction (ED) Prior Peyronie’s Disease (PD) Correction Surgery: Step by Step Guide and What To Expect. Autores: Felipe Carneiro, Giuliano B, Conrado A,Peter Françolin, Maria Cristina Chamas – Publicado na Ultrasound in Medicine & Biology.

2016

No início de 2016 é autor do capitulo Infertilidade Masculina e Obesidade: entendendo melhor esta relação, para a revista da ABESO.

Em maio de 2016 participa da operação para tornar o LAB Medicina Masculina o distribuidor brasileiro do California Cryo Bank, maior banco de sêmen dos Estados Unidos, que se estabelece em São Paulo, permitindo a facilitação logística e operacional da aquisição de amostras seminais para casais homoafetivos, mulheres com gestação independente e casais com infertilidade.

Imagem da sede do California Cryo Bank – Em La Grange Ave, Los Angeles, CA 90025

Imagem da equipe LAB Medicina Masculina e Chris Marino, diretor para negócios internacionais do California Cryo Bank.

Ainda em 2016 participa como Co – Autor de dois capítulos do livro da editora Atheneu: Série Manual do Médico Residente, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo:

Série Manual do Médico Residente Sexualidade Manual de Residente-DSTs

No final de 2016 é autor do livro: Fertilidade e Infertilidade para casais e médicos – do sonho à realização ! Pela Editora DOC-CONTENT, na livraria da Vila, em São Paulo, já disponível para aquisição no site da Amazon.com

Em dezembro de 2016 visita o Professor Abraham Morgentaller em Boston, no Beth Israel Deaconess HealthCare, da Harvard, onde aproveita para aprofundar os conhecimentos na área de andrologia e reposição hormonal em homens mais velhos e os cuidados com os adultos jovens com desejo reprodutivo – fertility friendly treatments – acompanhou pacientes tratados ou com câncer de próstata em vigilância ativa em terapia com reposição hormonal, analisando em conjunto curvas de PSA, sintomas dos pacientes e resultados da importante série que o mesmo já tem em sua clínica.

2017

No inicio de 2017 participa do inicio do estudo: Prevalence of Zika virus in semen samples from sperm banks, liderado por Vivian Avelino-Silva MD PhD, em conjunto com a University of Sao Paulo Medical School, Brazil, LAB Medicina Masculina, Brazil; a London School of Higiene & Tropical Medicine, UK e o Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, Brazil.

Além disso em 2017 ministra a aula e mesa redonda "Bancos de semen internacionais no Brasil: desafios e o futuro", onde aborda o crescimento no país pela procura de doadores de semen internacionais, em especial americanos, legislação, tendências e o papel crescente do California Cryobank para os pacientes que demandam semen e óvulos, no GPEMBRIO em São Paulo.

Em julho de 2017 participa do ESHRE em Genebra na Suiça, como pesquisador principal do LAB Medicina Masculina no trabalho: "Sperm DNA Fragmentation and semen parameters in a cohort of brazilian infertility patients", demonstrando correlação, em 201 pacientes, entre IFDNA espermático e o tempo de abstinência para coleta do semen, idade do paciente e os parâmetros seminais.

Prêmios

Finalista no Concurso Prêmio Científico HC 60 anos – Pesquisa de infecção por Helicobacter pilori em paciente com câncer gástrico; estudo anatomopatológico, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, concorrendo com mais de 120 trabalhos científicos nas mais diversas áreas da Faculdade de Medicina da USP – Equipe Professora Angelita Habr Gama e Professor Joaquim Gama Rodrigues.

Melhor Tema Livre, como autor e apresentador do trabalho Instabilidade de Microssatélites no Câncer Gástrico Solitário e Esporádico , durante o XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia, Centro de Convenções da PUC-RS – XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia, concorrendo com 20 finalistas de todo o Brasil – Equipe Professora Angelita Habr Gama e Professor Joaquim Gama Rodrigues.

Menção Honrosa como co-autor do trabalho Quimioterapia e Radioterapia Pré-Operatória para Câncer de Reto Baixo. Impacto na Regressão do Estádio e Cirurgia Preservadora ao Esfíncter, Prêmio Oswaldo Cruz XXII Congresso Médico Universitário da FMUSP – Equipe Professora Angelita Habr Gama e Professor Joaquim Gama Rodrigues.

Terceira Colocação no Prêmio Oswaldo Cruz Área Cirúrgica, como autor do trabalho Instabilidade de Microssatélites em Câncer Gástrico Esporádico e Solitário, Prêmio Oswaldo Cruz XXII Congresso Médico Universitário da FMUSP- Equipe Professora Angelita Habr Gama e Professor Joaquim Gama Rodrigues.

Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conrado@conradoalvarenga.com.br