Varicocele: uma doença silenciosa e perigosa para homem

Conrado Alvarenga 21May2015 0187 1200x600

2016 - Video explicativo dos aspectos técnicos da cirurgia de varicocele

Toda vez que um casal não consegue engravidar, a mulher, na maioria das vezes, procura seu ginecologista. No entanto, como já dissemos antes, o homem também pode apresentar problemas em até metade dos casos. Dentre os problemas mais freqüentes, a varicocele, sem dúvida, é o mais importante. A varicocele é a dilatação das veias do testículo. O processo é semelhante ao que acontece nas varizes de outros locais do corpo: há uma insuficiência das veias de drenagem dos testículos que leva a um represamento sanguíneo e a uma dilatação venosa com refluxo sanguineo. Como já mencionamos, a varicocele é a principal causa de infertilidade nos homens. Imagem abaixo ( fonte Livro Campbell – demonstrando padrão venoso tentacular e a origem da varicocele).

1

Preciso pensar em varicocele?

Estima-se que no mundo inteiro, ela ocorra em cerca de 20% dos homens. Em casais com problemas para engravidar, esta proporção pode aumentar para 35%. Muitas vezes, o diagnóstico precoce é importante, pois seu aparecimento se dá entre os 14 e 15 anos de idade. Outros sintomas que a varicocele também pode causar são dor e diminuição do tamanho testicular. A varicocele é encontrada predominantemente no lado esquerdo, algumas vezes nos dois lados e, raramente, apenas no lado direito. Atualmente, com o uso de métodos como o ultrassom, fazemos com maior frequência diagnóstico de varicocele bilateral.

image2 e1433512367434 768x1024

Imagem de varicocele grau 3 – Clinica Dr. Conrado Alvarenga

Em quais idades a varicocele é mais comum?

idade 768x294

Mas porque a Varicocele pode levar a infertilidade?

A explicação é interessante. Os testículos estão situados fora do corpo (no escroto) por um motivo: a temperatura adequada para produção dos espermatozóides deve ser cerca de 1,5 a 2ºC mais baixa que a temperatura do nosso corpo. Quando há varicocele, o sangue fica represado ao redor dos testículos, aumentando a temperatura testicular e prejudicando o processo de formação de espermatozóides. Além disso, este sangue represado leva a um aumento de algumas substâncias tóxicas, como os radicais livres de oxigênio. A conseqüência é uma diminuição da produção, da movimentação e do funcionamento dos espermatozóides.

Como podem observar abaixo, a varicocele é sem duvida alguma a principal causa de infertilidade masculina.

imagem

Como posso saber se tenho Varicocele?

Na maioria dos casos, a varicocele é assintomática. Portanto, ela pode prejudicar a função dos testículos sem dar nenhum sintoma!

A medida mais importante para o diagnóstico é o exame físico realizado por um urologista. Quando suspeitamos da presença de varicocele, podemos confirmá-la com um ultrassom dos testículos.

cirurgia varicocele

Imagem intra-operatória 1: Incisão sub-inguinal com aspecto macroscópico das varizes de cordão conhecidas como varicocele.

1

Imagem intra-operatória 2: Avaliação com doppler intra-operatório para segurança em identificação da(s) artéria(s).

2.pdf

Imagem intra-operatória 3: Artéria identificada e isolada por segurança.

E quando a varicocele precisa ser tratada?

Durante e investigação de um homem portador de varicocele, é fundamental que sejam realizados no mínimo dois exames de espermograma, para avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozóides produzidos. Nestes casos, é muito comum encontrarmos alterações, principalmente se este homem está tentando ter um filho e não consegue. Nesta situação, dependendo da avaliação conjunta que é feita na mulher, o tratamento é importante, pois os efeitos nocivos da varicocele são progressivos. Cerca de 40 a 70% dos homens apresentam melhora do espermograma após o tratamento. Assim, a mensagem é: aqueles que têm varicocele diagnosticada no exame físico, infertilidade e alteração de espermograma podem ter indicação de tratamento cirúrgico. Outras indicações são: dor ou diminuição do tamanho do testículo.

Como é o tratamento da varicocele?

Hoje em dia, a cirurgia que realizamos com mais freqüência é feita na região da virilha e com o auxílio de um microscópio, já que as veias dilatadas são muito finas para serem vistas a olho nu. Esta técnica apresenta também melhores resultados. A cirurgia dura aproximadamente 45 minutos de cada lado e o paciente pode ter alta do hospital no mesmo dia. A cirurgia laparoscópica é outra opção, mas muito menos usada em nosso meio. A embolização da varicocele é um processo menos invasivo, feita de modo semelhante a um cateterismo. No entanto, ainda apresenta resultado inferior à cirurgia microscópica.

image1 1024x822

Dr. Conrado Alvarenga realizando varicocelectomia microcirúrgica – Microscópio Pentero Zeiss

E após a cirurgia o espermograma melhora?

Sim, na grande maioria dos casos notamos melhora no exame de espermograma. Em até 70% dos casos notamos melhora importante nos resultados do espermograma. As taxas de gravidez também são mais altas em homens inférteis operados de varicocele, quando comparamos com os não operados. Mais importante do que isso, ou seja, além de possibilitar o restabelecimento da fertilidade do homem, também previne e preserva a saúde testicular, pois a varicocele é uma doença que irá progredir com o tempo, levando em muitos casos a atrofia testicular. Em homens jovens e adolescentes, o tratamento da varicocele permite até recuperação do volume dos testículos. Abaixo temos gráfico do trabalho de Schlesinger et al, Urol Clin North Am, 1994.

imagem1

Como será o pós operatório?

  • A cirurgia geralmente é realizada aos sábados e a alta é dada no mesmo dia a noite. A(o) acompanhante que irá dirigir para saída do hospital – não há necessidade do uso de cadeiras de rodas para saída do hospital.
  • O primeiro curativo ficará 48h – ele é composto por adesivos e uma cola biológica (super-bonder like).
  • O paciente ficará sem dirigir por no mínimo 3 dias- dependerá bastante se a cirurgia é apenas na esquerda ou bilateral.
  • As atividades físicas poderão ser retomadas com 30 dias e atividade sexual com 7 a 14 dias.
  • O retorno ao trabalho será decidido após a primeira inspeção fisica de retorno. Geralmente os retornos são na 2f seguinte à cirurgia e os pacientes ja trabalham no mesmo dia ou no dia seguinte.
  • As medicações para dor e antibióticos serão usadas por 7 a 14 dias.

O tratamento pode ser realizado em conjunto com a Fertilização in-vitro?

Sim, muitos casais optam pela tentativa de tratamento da varicocele antes de tentar o método de fertilização in-vitro. Dependerá muito da idade da esposa e de outros fatores associados que dificultam a gravidez. Outros escolhem tratar mesmo durante o ciclo de reprodução assistida e há ainda um terceiro grupo, que escolhe o tratamento após a fertilização in-vitro, tendo ela gerado a tão sonhada gestação ou não. O tratamento da varicocele deve ser encarado como um cuidado da saúde do homem, precisa ser sempre alinhado com a equipe de ginecologia que cuida do casal, de maneira harmoniosa e transparente.

Após 3 a 6 meses do tratamento da varicocele, o homem deverá repetir o espermograma para avaliar o resultado. Vale então a dica: fique atento a esta silenciosa, mas importante doença para a fertilidade do homem.

Mensagens importantes do Dr. Conrado para homens com varicocele

Após anos de estudo e acompanhamento de homens com varicocele, deixo aqui algumas dicas e respostas para dúvidas muito frequentes no dia a dia de atendimento no consultório:

  1. Na grande maioria dos homens portadores de varicocele, ela não trará problemas e estes homens serão férteis.
  2. No entanto, em alguns homens, ela poderá levar a piora da qualidade seminal com o tempo, muitas vezes de maneira assintomática.
  3. O tratamento da varicocele poderá, sem duvida alguma, aumentar as chances de gravidez espontânea para inúmeros casais.
  4. O tratamento da varicocele, para os homens que têm dor associada, leva a melhora substancial do quadro.
  5. O tratamento da varicocele pode fazer com que casais diminuam a complexidade do tratamento de reprodução assitida, ou seja, casais que seriam submetidos a fertilização in-vitro poderão ser submetidos a inseminação intra-uterina.
  6. O tratamento da varicocele, a longo prazo, pode levar a gravidez espontânea mesmo para casais que tiveram o primeiro filho com reprodução assistida.
  7. O tratamento da varicocele não é eficaz quando a causa da piora da qualidade seminal é genética.
  8. Para homens com varicocele grau 3 e azoospermia, o tratamento da varicocele poderá, em alguns casos, restaurar a ejaculação de espermatozóides, não em número suficiente para gravidez espontânea, mas muitas vezes para permitir a ajuda da reprodução assistida.

Receba meus desejos de boa sorte no seu tratamento, lembre sempre de perguntar ao seu médico se o tratamento será micro-cirúrgico, pois tal modalidade é a mais moderna e com os melhores resultados.

Dr. Conrado Alvarenga
Urologista
HC FMUSP

Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conrado@conradoalvarenga.com.br