• Início
  • Especialidades
  • Vasectomia/Reversão

Vasectomia / Reversão

Fiz vasectomia e agora tenho uma nova esposa, o que podemos fazer para tentarmos ter filhos?

Mais de 30 milhões de casais no mundo usam a vasectomia como método de controle da natalidade, representando 8% de todos os métodos contraceptivos. Nestes casos, quando o homem inicia um novo relacionamento, geralmente com uma mulher mais nova, que ainda não teve filhos, surgem inúmeras duvidas na cabeça do casal e alguns deles procuram ajuda médica especializada para conversar a respeito das possibilidades de gravidez, seja espontânea ou seja com o apoio da reprodução assistida.

vasectomia

Na cirurgia de reversão de vasectomia, os canais deferentes (que ligam o testículo ao pênis) são reconectados e os espermazóides voltam a ser ejaculados. Trata-se de uma cirurgia mais complexa que a vasectomia, pois é microscópica.

Esquema ilustrativo de como a reversão é realizada

Esquema ilustrativo dos pontos que unem os dois cotos deferenciais

Muitos homens vasectomizados procuram o caminho de volta?Muitos homens vasectomizados procuram o caminho de volta?

Com isso, cerca de 6 a 8 % dos vasectomizados procuraram um urologista para reverter o quadro causado pela vasectomia. O que muitos não sabem é que o período entre a vasectomia e o momento da decisão por uma reversão de vasectomia é um ponto crítico para o sucesso, pois quanto menor for este tempo maior a chance de retorno à fertilidade.

Até quantos anos após a vasectomia posso reverter?

Nas reversões de até 3 anos após a vasectomia a chance de obter espermatozóides na ejaculação é de 97% e de gravidez 76%. Entre 3 e 8 anos de vasectomia as chances de gravidez são de 53%, entre 8 e 14 anos é de 44% e vasectomias de mais de 14 anos a chance diminui para 31%. Esta porcentagem de reversões de vasectomia é maior em países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, o índice tem se mantido constante (500 mil/ano), mas o número de pacientes que requisitam a reversão de vasectomia tem aumentado.

Quem devo procurar para realização da reversão de vasectomia?

O ideal é que a reversão da vasectomia seja realizada por um urologista experiente em microcirurgia, “pois em até 40% dos casos é necessária a vasoepididmoanastomose, pois a obstrução está no túbulo epididimário e a cirurgia é muito mais dificil e complicada. Portanto o uso de lupas e a cirugia a olho nu tem resultados inferiores quando comparados com a cirurgia e varicocele com o uso de microscópio.

Quais são as vantagens da reversão de vasectomia?

Com a reversão da vasectomia e gravidez espontânea a mulher não corre os riscos de gravidez múltipla e de efeitos colaterais possíveis com a reprodução assistida, como hiperestímulo ovariano, parto prematuro, e bebês com baixo peso e malformações congênitas.

A idade da esposa é importante?

Outro fator muito importante é a idade da nova esposa, pois nos casos onde as mulheres já estão próximas de 40 anos, as dificuldades para gravidez espontânea são maiores e muitos casais optam pela reprodução assistida, na qual uma punção na bolsa testicular capta os espermatozóides necessários para a fertilização in vitro. Além disso, em alguns casos é importante o estudo completo da parte feminina, de maneira a excluir eventuais fatores femininos que poderão dificultar a gravidez natural.

E o pós operatório como costuma ser?

Aspectos importantes dos pós operatório que os pacientes costumam sempre ter dúvidas:

  1. A cirurgia geralmente é realizada aos sábados e o paciente dorme uma noite no hospital. No dia seguinte, a alta é dada pela manhã e o acompanhante que irá dirigir para saída do hospital – não há necessidade do uso de cadeiras de rodas para saída do hospital.
  2. O primeiro curativo ficará 72h – ele é composto por adesivos, gazes e uma compressa grande que envolve todo o saco escrotal. O curativo grande ( compressa ) será retirado com 24h e os outros no retorno pós operatório.
  3. O paciente ficará sem dirigir por no mínimo 10 – 14dias
  4. As atividades físicas poderão ser retomadas com 45 dias e atividade sexual igualmente.
  5. O retorno ao trabalho será decidido após a primeira inspeção fisica de retorno.
  6. As medicações para dor e antibióticos serão usadas por 7 a 14 dias.

Para resumir, os casais precisam estar cientes que a reversão de vasectomia é sempre possivel, mas devemos levar em conta sempre o tempo que foi feita a vasectomia e a idade da nova esposa.

Abaixo etapas principais da reversão de vasectomia microcirúrgica (Fonte: Cornell)

Etapa 1- Preparo dos Coto e Início dos pontos com mucosa

Etapa 2- Anastomose em andamento

Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conrado@conradoalvarenga.com.br