Skip to main content

Temas e novidades debatidas sobre fator masculino nos resultados da reprodução assistida, em Baltimore – 2015

Highlights ASRM 2015 – Fact Sheets Masculino

Temas e novidades debatidas sobre fator masculino nos resultados da reprodução assistida, em Baltimore – 2015.

  • A idade paterna avançada (acima da 45 anos) parece estar realmente associada com risco de autismo para os filhos e com aumento da fragmentação de DNA espermático.
  • Os efeitos da maconha na fertilidade masculina são realmente surpreendentes e podem ser a longo prazo, mesmo após o cessar do uso da droga.
  • Pacientes com azoospermia devem ser monitorados e cuidados para risco de depressão. A importância da equipe multidisciplinar.
  • Vivemos época cujos estudos buscam melhores resultados de captação de espermatozoides na micro-tese.
  • Homens com alteração seminal grave, falha na ICSI prévia, associada a elevada fragmentação de DNA no sêmen ejaculado, podem se beneficiar de captação de espermatozoides testiculares, por apresentarem menores níveis de fragmentação de DNA.
  • O uso de testosterona em jovens ainda nos traz um grande alerta de preocupação: a testosterona atua um contraceptivo masculino, ou seja, torna os homens inférteis e eventualmente estéreis!!!
  • A consenso atual é que devemos pedir fragmentação de DNA no sêmen inicialmente nos casos de homens acima de 45 anos de idade, obesos, tabagistas, com varicocele, oligospermia grave e com tratamentos prévios potencialmente gonadotóxicos. Para os demais casos, pediremos IFDNA apenas na falha da FIV anterior.
  • As revisões mais recentes da Cochrane não demonstram benefícios na IMSI quando comparada com ICSI – ultima revisão de 2014 – em taxa de gravidez clinica e nascidos vivos.
  • Há ainda deficiência muito grande nos Estados Unidos e no mundo com relação a informação de oncofertilidade para os pacientes. Apenas 40% dos grandes centros oncológicos americanos abordam o tema com profundida e alertam para os riscos da fertilidade e necessidade de preservação da mesma antes ou durante os tratamentos do câncer.
  • O dispositivo Ferticare parece ser mais eficaz que o Viberect-X3 para pacientes com lesão medular que necessitam de apoio para ejaculação. A combinação dos mesmos também parece ser eficaz quando ha falha do uso de algum deles isoladamente.
  • A concentração de 9 milhões de espermatozóides móveis ( TMSC – total motile sperm count ) parece ser o limite a partir do qual as chances de sucesso com inseminação não aumentam mais. Concentrações inferiores estão associadas a menor sucesso na IIU.
  • A literatura atual ja nos permite afimar que a micro tese é superior ao FNA mapping com relação as chances de captação de espermatozoides em homens com azoospermia nao obstrutiva, embora Paul Turek tenha mostrado casuística no congresso com 29% de captação de espermatozoides em homens que tiveram falha em microtese anterior – Casos não publicados. Ja temos meta-análise de 2015 ( Bernie et al – Fertility Steril ) revelando que micro-tese é 1.5 x superior a TESE e que TESE é 2x superior ao FNA mapping.
  • A proteína miR-202-5p, localizada nas células de Sertoli, estará presente como marcador apenas quando exisitirem células germinativas e outras 7 miRNAs estão também associadas com presença de espermatogênese, ou seja, o futuro nos trará marcadores da produção de espermatozoide testicular ( Cornell – estudo Small RNAs in reproduction ).