• Início
  • Blog
  • A doação de sêmen no Brasil Entenda um pouco das regras e legislação atual – e também dos personagens Júlia e Pedro, da novela “Sete Vidas”, transmitida pela Rede Globo de Televisão

A doação de sêmen no Brasil Entenda um pouco das regras e legislação atual – e também dos personagens Júlia e Pedro, da novela “Sete Vidas”, transmitida pela Rede Globo de Televisão

A doação de sêmen e suas regras ainda são marcadas por inúmeras controvérsias, devido ao fato de cada país ter sua legislação específica para as técnicas de Reprodução Assistida. Isso acaba gerando confusão e muitas dúvidas.

No Brasil, as leis são mais rígidas que nos Estados Unidos, por exemplo. Lá, o anonimato é facultativo, o doador pode ou não se identificar no ato da doação. Já aqui no Brasil a doação é obrigatoriamente anônima, excluindo possibilidades do filho gerado pela doação ter acesso a qualquer dado pessoal do doador. O acesso a esses dados só é possível em casos extremamente específicos e delicados, como por exemplo, em casos de morte, onde é preciso realizar identificação por carga genética. Ainda assim, é preciso obter uma decisão judicial junto ao Conselho Federal de Medicina.

As dúvidas surgem quando o casal decide importar amostra de sêmen de outro país. Nesse caso, se o casal fizer o procedimento de reprodução assistida nesse outro país, a lei que vigora é a lei de lá. Já se o casal fizer todo o procedimento aqui no Brasil, o que vale é a lei brasileira. Portanto, se o procedimento for feito aqui, a amostra escolhida deve ser de um doador que optou pelo anonimato, para não quebrar a regra do Brasil.

Atualmente, o tema está em pauta por conta da situação vivida pelos personagens Júlia e Pedro, da novela “Sete Vidas”, transmitida pela Rede Globo de Televisão. Na novela, os personagens descobrem ser gerados pela mesma amostra de sêmen, descobrindo-se meio-irmãos.

Nos Estados Unidos, isso é possível através de um site chamado “Donor Sibling Registry”, onde os meio-irmãos se encontram através de uma senha registrada na doação. Já no Brasil, até seria possível encontrar seus meio-irmãos, porém não teria como encontrar o pai, devido a lei no anonimato que o protege no momento da doação.


Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conrado@conradoalvarenga.com.br