• Início
  • Blog
  • Ubiquinol (UBQ10) e sua atuação na motilidade dos espermatozóides

Ubiquinol (UBQ10) e sua atuação na motilidade dos espermatozóides

A coenzima Q10 é sintetizada pela membrana celular, mas pode ser suplementada na nossa dieta. Pode ser frequentemente encontrada nos frutos do mar, carnes vermelhas e vegetais, como bócolis e espinafre. Existem duas formas de Coenzima Q10: ubiquinona e ubiquinol. O ubiquinol é a forma reduzida (ativa) da coenzima Q10 (as células convertem ubiquinona em e ubiquinol) e consequenteme a mais potente. Tal molécula apresenta melhor biodisponibilidade e eficácia para aumentar a atividade da mitocôndria e formação de energia, além de ser um poderoso antioxidante.

ubiquinolabsor

Estudos revelam que niveis aumentados de Ubiquinol na membrana celular protegem as células contra aumento da produção de radicais livres e diminuem o dano ao DNA celular. Como o ubiquinol atua no aumento da produção de energia celular, a principal consequência nos estudos com fertilidade é aumento da motilidade espermática. Utilizamos Ubiquinol nos h omens com alteração de motilidade espermática, aumento dos indices de IFDNA no sêmen e após cirurgia de varicocele.

Um estudo realizado em 2009 mostrou que níveis baixos de UbQ10 no fluido seminal impactava negativamente a motilidade dos espermatozóides, mas a suplementação com UbQ10 melhorou tal parâmetro. O ubiquinol não é o único antioxidante importante para a fertilidade masculina, mas também são o ácido lipóico , a vitamina E, a vitamina C, e a glutationa.

Posologia

Estudos sugerem a dosagem de 50mg a 150mg ao dia

REFERENCIAS:

  1. Barry, Dr. Robert, The Power of Ubiquinol. Health Point Press, 2010.
  2. Sinatra, Stephen T., M.D.F.A.C.C. The Coenzyme Q10 Phenomenon. McGraw Hill, 1998.
  3. www.medlib.ir/Article/Resource/PDFArticles/75/1834/18743.pdf
  4. J Endocrinol Invest. 2009 Jul;32(7):626-32. doi: 10.3275/6301. Epub 2009 May 21.
Coenzyme Q10 and male infertility. Balercia G, Mancini A, Paggi F, Tiano L, Pontecorvi A, Boscaro M, Lenzi A, Littarru GP.
  5. CoQ10 treatment can improve fertility and oocyte quality in old mice. Fertility and Sterility Vol. 96, Issue 3. A. Ben-Meir, J. Chong, A. Borrego-Alvarez, K.H. Moley,et al.
  6. Co-enzyme Q10 supplementation improves ovarian response and mitochondrial function in aged mice. Fertility and Sterility Vol. 92, Issue 3. E. Burstein, A. Perumalsamy, Y. Bentov, N. Esfandiari, et al.
  7. natural-fertility-info.com/antioxidants-and-fertility

Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conrado@conradoalvarenga.com.br