• Início
  • Blog
  • Fresquíssimo trial do BJU comparando Enclomifeno versus Gel de Testosterona: o novo T. Booster para jovens, que atua perfeitamente no hipogonadismo sem afetar a fertilidade: Androxal®

Fresquíssimo trial do BJU comparando Enclomifeno versus Gel de Testosterona: o novo T. Booster para jovens, que atua perfeitamente no hipogonadismo sem afetar a fertilidade: Androxal®

Não apresento nenhum conflito de interesse com Empresas Farmacêuticas

enclomifeno 1

Agora em meados de junho de 2015, Edward Kim, da University of Tennessee Medical Center in Knoxville, publicou no BJU último trial comparando os efeitos do enclomifeno (Androxal®) comparado com o uso de testosterona gel em homens. E os efeitos são realmente interessantíssimos !!!!! O citrato de clomifeno na verdade é uma mistura de dois isômeros: 38% de zu-clomifeno e 62% de enclomifeno, cada um com propriedades farmacológicas muito distintas. O Androxal® é menos potente mas no entanto é muito mais rapidamente metabolizado e não atua não hipotálamo, e sim apenas na hipófise. No clomifeno, a função principal é dada pelo Zu, que por também atuar no hipotálamo, bloqueia por período maior os receptores estrogênicos.

Este recente estudo de Kim englobou dois estudos duplo cegos e randomizados em paralelo: um deles comparando os efeitos do Androxal® com placebo e o outro comparando com testosterone gel. No total foram estudados 256 homens obesos com hipogonadismo secundário e testosterona < 210 ng/DL. Destes 256 homens, 86 receberam placebo, 85 gel de testosterone e 85 obesos receberam Androxal®. Após 16 semanas, dosou-se o perfil hormonal completo (LH, FSH, estradiol e Testosterona total e livre) e realizou-se dois espermogramas (no T0 e no T16 semanas). E os interessantes achados foram:

A testosterona média no grupo com Androxal® após 16 semanas foi de 450, 350 no grupo com gel e abaixo de 250 no grupo placebo, com significância estatística.

Os níveis de LH sairam de 3,5 UI/L em média para 8 no grupo com Androxal® e no grupo com gel caíram para 1,5 após 16 semanas.

Os niveis de FSH subiram em média de 5 para 9 no grupo com Androxal®, caíram para abaixo de 2 no grupo com gel e se mantiveram estáveis no grupo placebo. No grupo com enclomifeno, as concentrações de espermatozóides subiram em média 12-15% e no grupo com gel caíram em média 33 a 57% em apenas 16 semanas.

enclomifeno 2

Não apresento nenhum conflito de interesse com Empresas Farmacêuticas


Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conrado@conradoalvarenga.com.br