• Início
  • Blog
  • Como interpretar o laudo do FISH espermático: SAT

Como interpretar o laudo do FISH espermático: SAT

Quando recebemos o resultado de uma laudo de SAT ou FISH espermático, algumas duvidas e questões surgem e neste post esclareceremos as principais questões envolvidas no resultado do FISH:

Vale lembrar os motivos pelos quais decidimos solicitar o FISH para os maridos, lembrem que por se tratar de um exame caro, escolhemos os casos baseados em rigorosos critérios de seleção. O aumento de espermatozóides com anormalidades cromossômicas tem sido associado a uma diminuição nos índices de gestação e um maior risco de abortos em casais inférteis submetidos a tratamentos de Reprodução Assistida (ciclos de ICSI) – portanto, em casais com alterações masculinas graves, ou seja, para os homens com parâmetros espermáticos deficientes, principalmente oligozoospermia e teratozoospermia grave, ou falhas na Fertilização in vitro (FIV) ou abortos o exame está indicado.

Vejam um exame normal abaixo:

laudo fish 1

Mas caso o resultado fosse alterado, vejam as possíveis consequências e medidas a serem tomadas:

O resultado no FISH de aumento na porcentagem de espermatozóides com cromossomos sexuais dissômicos, resulta em um aumento de embriões aneuplóides compatíveis com a vida (Síndrome de Patau, Síndrome de Edwards, Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, síndrome de Turner e Trissomias XXX e XYY).

Considerando que, um aumento de espermatozóides diplóides gera um aumento de embriões triplóides, que na sua maioria, resulta em aborto antes do nascimento.

Além disso, vários estudos realizados em pais com crianças com Síndromes de Down, Klinefelter e Turner, têm demonstrado aumento nas taxas de anormalidades cromossômicas espermáticas associadas às cromossomopatias observadas nas crianças.

Por estas razões, o teste de aneuploidias espermáticas pode auxiliar no aconselhamento genético reprodutivo dos homens inférteis e avaliar a melhor abordagem para a Reprodução Assistida.

laudo fish 2


Locais de atuação

Dr. Conrado Alvarenga


Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Localização


Rua Oscar Freire, 2250
Unidades T8/T9/T10
Oscar Freire Office São Paulo

Fale conosco


(+55 11) 3081-6851
conrado@conradoalvarenga.com.br