Skip to main content
Cariótipo Banda G

Cariótipo Banda G: 7 doenças que podem ser detectadas

O termo cariótipo pode ser descrito como o conjunto de cromossomos que possuem características, tamanhos e números diferentes, no caso do ser humano, o cariótipo deve conter no total 46 cromossomos, onde 23 são do pai e os outros 23 são da mãe.

Ele é responsável pelo armazenamento de informações genéticas importantes que irão determinar características individuais de cada pessoa.

O cariótipo banda G é importante porque pode detectar uma variedade de doenças genéticas e também analisa causas recorrentes de aborto, contribuindo para que os médicos possam conduzir melhor a investigação e tratamento de um casal infértil.

Principais síndromes que podem ser detectadas por meio deste exame

Síndrome de Down (Trissomia do cromossomo 21)

É uma doença genética causada por um cromossomo 21 extra. Os sintomas da síndrome de Down podem incluir atrasos no desenvolvimento físico e mental, olhos alargados e pescoços alongados.

Síndrome de Turner (Monossomia do cromossomo X)

Éuma doença genética causada por um cromossomo X ausente. Os sintomas da síndrome de Turner podem incluir baixa estatura, infertilidade, entre outras.

Síndrome de Patau (Trissomia do cromossomo 13)

Pessoas com esta síndrome geralmente apresentam múltiplos defeitos físicos e mentais, e a maioria não sobrevive até a idade adulta. Os sinais e sintomas da síndrome de Patau podem incluir anomalias faciais, defeitos no coração, problemas neurológicos e uma variedade de otras condições médicas.

Síndrome de Edwards (Trissomia do cromossomo 18)

É uma doenca genética causada por um cromossomo 18 extra. Os principais sintomas da síndrome de Edwards incluem anormalidades cardiovasculares e mentais.

Síndrome de Jacob (Aneuploidia do cromossomo Y - sexual)

Essa síndrome é causada por uma mutação no cromossomo Y, que leva à perda de um par de cromossomos. A síndrome de Jacob pode causar vários problemas de saúde, incluindo baixo peso ao nascer, infertilidade masculina e alguns tipos de câncer.

Síndrome de Klinefelter (Aneuploidia do cromossomo X - sexual)

Éuma doença genética causada por um cromossomo X extra. Os sintomas da síndrome Klinefelter podem incluir baixa testosterona, infertilidade.

Síndrome do Triplo X (Trissomia do cromossomo X - sexual]

Homens com a síndrome possuem um cromossomo sexual masculino adicional, o que os torna três vezes mais propensos a desenvolver problemas de saúde relacionados a sexo. Eses problemas podem incluir baixa estatura, baixo desenvolvimento sexual, infertilidade e distúrbios neurológicos. A síndrome também está asociada a um risco aumentado de câncer de próstata e outros tumores.

Dr. Conrado Alvarenga
CRM-SP 116.006

Covid e fertilidade masculina

Covid e fertilidade masculina

E como já esperávamos, começam a surgir estudos dos efeitos da COVID-19 na fertilidade no médio e longo prazo.

Continue lendo

Morfologia de Kruger

Nós falamos sempre sobre a importância da morfologia do espermatozoide na avaliação do espermograma e na investigação da infertilidade masculina, mas, afinal, o que ela significa?

Continue lendo

Níveis hormonais ideais

Se você já fez algum exame para verificar seus níveis hormonais com certeza já se perguntou se a sua testosterona é suficientemente alta ou talvez já tenha culpado o hormônio pela sua baixa libido.

Continue lendo

Anormalidades Cromossômicas

Você sabia que as anormalidades cromossômicas acometem 5% dos homens inférteis e esta prevalência pode chegar a 15% nos casos de azoospermia?

Continue lendo

Exercícios Físicos na Saúde Reprodutiva

Mais um estudo sobre o efeito da prática de exercícios físicos nos marcadores de reprodução masculina. E esse é muito interessante!

Continue lendo

Estudo da Cleveland Clinic

Estudo conduzido na Cleveland Clinic, um centro médico acadêmico americano sem fins lucrativos com sede em Cleveland, Ohio, EUA, mostrou o quanto homens diagnosticados com hipogonadismos estão propensos a abandonar ou seguir com a terapia de reposição de testosterona com base na percepção dos resultados.

Continue lendo

Testosterona e Alzheimer

Alguns estudos realizados nos últimos anos por pesquisadores da Inglaterra relacionaram os níveis baixos de testosterona livre com maiores chances de desenvolvimento de demência e Doença de Alzheimer em homens.

Continue lendo

A febre dos cigarros eletrônicos

Por muito tempo (eu diria que ainda hoje) os cigarros eletrônicos foram vistos como seguros ou como formas de tabagismo menos prejudiciais. Engana-se quem acredita.

Além de não reduzirem o tabagismo, já há estudos que associam o uso destes dispositivos ao câncer de pulmão e problemas do coração, semelhantes ao cigarro tradicional.

Mas e a fertilidade?

Continue lendo